Suporte em TI

A complexidade, junto a probabilidade de falhas, é inversamente proporcional ao nível de automação dos processos de manutenção e suporte.

Além desta equação que não é novidade para alguns, o grau de inteligência (seria capacidade de inferência) dos algoritmos dos softwares que tratam estes eventos (incidentes, problemas e mudanças) vem dobrando a cada 1.5 anos, permitindo, na teoria, depender cada vez menos da variável e escassa capacidade das pessoas de manusear grandes volumes de eventos, regras e decisões.

Sistemas como SAP, ORACLE, DYNAMICS, etc., substituíram as pessoas nos mais volumosos e repetitivos processos empresariais.

Esta ttransformação vai acontecer em escala moderada com processos de manutenção e suporte em 2015.

A Knowledge Jump, tem o Software, as pessoas treinadas, o projeto de implantação e os conceitos muitos claros.

Monitoração do ambiente do cliente, suporte técnico remoto ou presencial em caráter preventivo ou corretivo, este último a partir de eventos criados por pessoas ou autômatos de vigilância de infraestrutura

A gestão de processos e serviços  de TI pode ser contratada em base ao número de equipamentos, horas de serviço, nível de risco ou SLA.

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Componentes da Gestão automatizada de processos, serviços e infraestrutura de TI :

Gestão de redes Estruturação e manutenção de redes e internet, monitoramento de desempenho e correção de falhas.
Atendimento remotoAtendimento remoto Central de help desk para prestar pronto atendimento aos usuários através de telefone e acesso remoto.
Atendimento presencialAtendimento presencial Visitas para atividades técnicas preventivas e corretivas.
Armazenamento de dadosAutomação Padronizar, automatizar e consolidar processos em um sistema de registro integrado de acordo com a (até agora) utópica metodologia ITIL
InventárioInventário Mapeamento de toda a infraestrutura de TI (software e hardware) do cliente.
ContinuidadeOrquestração de serviços. Integração disciplinada entre as áreas que dão suporte tecnológico à empresa e as áreas responsáveis pelo negócio propriamente dito.
SegurançaDiscovery Descoberta automática de desktops, servidores, roteadores e outros dispositivos de rede. Armazena a configuração, status e relacionamentos com outros dispositivos, desenhando uma rede virtual para monitoramento, inventario e outras tarefas automatizadas.
EquipamentosEquipamentos Fornecimento, manutenção e redundância de equipamentos como computadores, servidores, impressoras, dispositivos móveis.