Dicas e tutoriais, Microsoft

Como desativar a configuração de segurança reforçada do Internet Explorer (IE ESC)

Como desativar a configuração de segurança reforçada do IE

Ao instalar o Windows Server 2008 ou 2012, quando é realizado o primeiro acesso à internet utilizando o IE – para fazer uma pesquisa, ou buscar um software, por exemplo – você se depara com uma mensagem que pergunta se você deseja seguir com as configurações recomendadas ou não.

Por padrão devemos colocar que sim, pois ele define a melhor forma de trabalho para o IE, salvo se você for utilizar o IE para algum trabalho ou software específico que necessite de uma configuração personalizada.

O fato é que, quando você digita algum endereço, ou até mesmo um IP, o IE começa a alertar sobre a configuração de segurança reforçada do Internet Explorer e perguntar se você deseja adicionar o determinado site aos “Confiáveis”. Você claramente diz que sim, ele começa a carregar e volta a fazer a mesma pergunta, porém mostrando outro endereço e você novamente diz “OK” – e assim sucessivamente até que você consegue acessar o site desejado.

Isso pode lhe aborrecer, pois você com certeza está ocupado com suas tarefas. A solução para esse problema é simples, porém pouco divulgada: é possível desativar a configuração de segurança reforçada que vem por padrão nos Windows da família Server, e é justamente isso que ensinaremos nesse tutorial, de forma rápida e prática:

1. Essa é a mensagem que aparece ao tentar acessar qualquer site logo após a instalação do Windows Server;

Conteúdo bloqueado pela configuração de segurança do Internet Explorer

2. Para resolver esse problema você deve abrir o ‘Gerenciador do Servidor’ e acessar o ‘Servidor Local’;

Gerenciador do servidor local

3. Ao acessar o Servidor Local você deve procura no menu configuração de segurança aprimorada do I.E, ao lado você vai ver em azul escrito ‘Ativado’, clique nele;

Como desativar configuração de segurança aprimorada do IE

4. Após clicar vai aparecer o pop up da configuração de segurança reforçada do Internet Explorer;

Janela de configuração de segurança reforçada do Internet Explorer

5. Selecione as opções ‘Desligada’ e selecione ‘OK’ após efetuado esse procedimento você já vai poder acessar normalmente a internet e dar continuidade ao seu trabalho sem nenhuma restrição.

Como dissemos, é um procedimento simples e que pode lhe salvar um bom tempo de trabalho. Obrigado pela leitura e aguarde futuros tutoriais!

2 comentários em “Como desativar a configuração de segurança reforçada do Internet Explorer (IE ESC)”

  1. Noabe

    Muito bom.. Obrigado
    Eu gosto de usar o server 2012, mas as configurações são complexas. Na medida do possivel “post” mais informações sobre configurações do windows server 2012.

    Responder

Comente aqui

  • (will not be published)