Redes sociais

Regras de etiqueta e boas práticas nas redes sociais

Redes SociaisA cada dia, cresce o número de pessoas com acesso à internet e isso significa que milhões de usuários possuem acesso à informação.

É por isso que hoje em dia a internet e principalmente as redes sociais, tornaram-se importantes canais de comunicação entre consumidores e empresas.

Hoje vivemos a era digital e devemos usar estas ferramentas a favor da nossa imagem.

Ao criarmos perfis da nossa empresa nas redes sociais, como, por exemplo, Facebook e Twitter, nós abrimos um canal de comunicação com nossos consumidores e clientes em potencial. Os usuários que curtem nossas páginas esperam de alguma forma que haja uma interação da empresa, seja respondendo os tuítes, comentários, e não apenas que saiamos divulgando promoções e informações da empresa.Esta forma de marketing digital, proporciona maior envolvimento entre empresa e consumidores.

No entanto, é preciso saber usar as redes sociais em benefício próprio, para não cair em uma armadilha e prejudicar a imagem da sua empresa.

Mais do que divulgar sua marca, serviços e produtos com milhões de usuários, as redes sociais servem para que você crie laços com os internautas e trace estratégias de negócios e crescimento da empresa, ouvindo e interagindo com seus clientes em caso de críticas negativas e positivas.

Comportamento nas redes sociais

Monitoramento Redes SociaisPode parecer bobagem, mas somos avaliados sim, pelo conteúdo postado e compartilhado em nossas redes sociais.

Tudo o que compartilhamos, no fundo, reflete nossos gostos, nossos sentimentos e o que muitas vezes gostaríamos de dizer publicamente, mas que causaria problemas se falássemos diretamente sobre isso. Acreditamos que no mundo digital estamos protegidos das críticas…doce engano…

Mas até mesmo nas redes sociais devemos ter cuidado para evitar problemas e gafes.

Conheça algumas dicas que ajudarão você a evitar estas armadilhas:

1) Se alguém te incomodar nas redes sociais, bloqueie. Não dê “corda” para este tipo de pessoa, pois além de te irritar, você perderá um tempo precioso.

2) Evite falar mal das pessoas nas redes sociais, mesmo que seja por “zoeira”. A pessoa pode se sentir ofendida e processar você.

3) Evite se expor em fotos comprometedoras e íntimas. Este tipo de foto e vídeo não deve ser enviado por mensagens e nem publicadas para seus amigos, nem mesmo para seu (a) namorado (a).

4) Cuidado ao fazer novas amizades pela internet.Jamais passe informações pessoais para um “amigo virtual”. Caso marque um encontro, escolha locais públicos e vá acompanhada, de preferência.

5) Evite clicar em links desconhecidos ou com conteúdo impróprio (fotos e vídeos) ,mesmo que sejam seus amigos enviando, pois os mesmos podem conter vírus e roubar suas informações. Confira o link antes de clicar. Para isso, passe o mouse por cima dele e veja se na barra inferior do browser, o nome do endereço confere.

6) Seja educado. Evite xingamentos em seus comentários, afinal, eles serão vistos por outros usuários e poderá gerar processo judicial por calúnia, difamação e injúria.

7) Cuidado com suas informações pessoais. Avalie muito bem quais informações publicar nas redes sociais. Endereços, nomes de escola/faculdade, telefones,placas de automóveis, locais que frequenta rotineiramente, podem servir como fonte de informações para pessoas mal intencionadas.Se quiser colocar estas informações, mesmo assim, ao menos, que seja em um grupo fechado.

8) Não use letras maiúsculas em seus posts, afinal, nas regras de etiqueta da internet, elas significam que você está gritando, bravo ou irritado. O mesmo vale para e-mails.

9) Cuidado com o que fala em público.Você pode ter sua opinião, mas cuidado ao divulgar abertamente na internet.Se os seus posts ou tuítes não estiverem configurados como privados, encare-os como espaços públicos.Discriminação é crime e você pode ser processado por ofender de certa forma, pessoas de determinada, raça, religião, deficiência,etc.

10) Utilize as configurações de privacidade disponíveis nas redes sociais, assim, em vez de você expor sua vida para milhões de usuários, você poderá compartilhar seus posts apenas com quem desejar.

11) Não compartilhe tudo o que aparecer na sua Timeline, pois você poderá ser “taxado” pelos seus amigos e outros usuários como “Spammer” e ser bloqueado.

12) Não fale mal de seus colegas de trabalho.Evite processos judiciais e problemas no trabalho.

13) Jamais fale mal da empresa onde você trabalha ou do seu chefe. Além de falta de educação, isso mostra falta de ética. Se não está satisfeito com seu emprego, troque.

Muitas empresas ao receber currículos, pesquisam os candidatos nas redes sociais. Se por acaso, aquela empresa que você deseja trabalhar, encontrar seu perfil e este não estiver com suas configurações de privacidade ativadas, ela terá acesso aos seus posts e verá que você andou denegrindo a imagem de seu empregador anterior/atual.Suas chances de ser contratado desaparecerão na hora, além de você criar problemas no seu trabalho atual, afinal, não basta ter um bom currículo.Relacionamento hoje em dia conta muito mais do que cursos e outras qualificações.

Siga estas dicas e evite “furos” nas redes de relacionamento, afinal, o mundo é grande e redondo, mas dá muitas voltas…

3 comentários em “Regras de etiqueta e boas práticas nas redes sociais”

  1. Alice Lopes

    Ótimas dicas.
    Um pena que a maioria das pessoas não costumam se policiar em relação a isso. Acabam denegrindo a própria imagem, e incomodando os amigos na rede social.
    Penso que as empresas deveriam analisar minuciosamente o perfil de seus colaboradores, pois o que elas falam, compartilham dizem muito sobre o comportamento. Tudo bem que muitos seriam dispensados, ou nem contratados mas, teriam a certeza do profissional que prestará serviços para a sua empresa.

    Responder
  2. enilde de oliveira

    realmente temos que ter muito cuidado com o que estamos escrevendo ou postando,as redes sosiais,e uma verdadeira lupa

    Responder

Comente aqui

  • (will not be published)